A perspectiva de vitória para o ex-presidente Donald Trump, o candidato republicano, tem preocupado há muito tempo Kyiv, que teme que ele corte o apoio e force a Ucrânia a buscar a paz em termos favoráveis à Rússia. O Kremlin lançou sua invasão em larga escala no início de 2022, levando a mais de dois anos de guerra.
Mas enquanto os democratas esperam que a decisão de Biden de desistir e endossar a vice-presidente Kamala Harris injete energia em sua campanha, não está claro se isso torna a derrota de Trump mais provável. Autoridades em Moscou, amplamente consideradas favoráveis a Trump, foram evasivas.
"Os ucranianos estão bastante desapontados com Biden", disse Edward Lucas, um conselheiro sênior do Centro de Análise de Políticas Europeias. "A hesitação de Biden tem um preço, pago na destruição da infraestrutura ucraniana e no massacre de civis ucranianos, e em baixas desnecessárias no campo de batalha.
"Então, embora Trump possa ser pior... uma continuação da linha de Biden já é bastante sombria."
@ISIDEWITH9mos9MO
Como se sentiria se o destino do seu país dependesse fortemente das decisões políticas de outra nação?
@ISIDEWITH9mos9MO
Você acredita que é justo um país influenciar as estratégias de resolução de conflitos de outro, especialmente no contexto de guerra?
@ISIDEWITH9mos9MO
Deveria a comunidade global priorizar a proteção de civis sobre interesses políticos em conflitos estrangeiros?
@ISIDEWITH9mos9MO
Se estivesse no comando, como equilibraria o interesse nacional com a obrigação moral de apoiar países em crise?
@ISIDEWITH9mos9MO
Quão importante é para um líder manter suas decisões na política internacional, mesmo que essas decisões tenham consequências graves para os outros?