Por dias, Donald Trump e seus aliados têm se concentrado em Springfield, Ohio, amplificando alegações infundadas de que imigrantes haitianos lá estão comendo os animais de estimação de outras pessoas. A promoção de tais rumores, que colocou a cidade sob os holofotes nacionais, está enraizada em um antigo trope racista de vilipendiar os recém-chegados aos Estados Unidos e destaca as divisões presentes no país, dizem historiadores.
"Vamos tirar essas pessoas daqui", disse Trump na sexta-feira durante uma coletiva de imprensa em seu campo de golfe em Rancho Palos Verdes, Califórnia, prometendo realizar "grandes deportações" se for eleito presidente.
Suas declarações foram as mais recentes em uma série de calúnias que Trump espalhou sobre os imigrantes haitianos, apesar de autoridades locais terem desmentido as alegações. Líderes em Springfield disseram que as alegações estão prejudicando a comunidade, que foi forçada a evacuar escolas, prefeitura e outros prédios após receber ameaças desde os comentários de Trump.
Trump também afirmou incorretamente que os haitianos em Springfield estão nos EUA ilegalmente, embora autoridades locais tenham refutado isso também. Os migrantes receberam status temporário de proteção nos Estados Unidos após fugirem da violência em seu país de origem.
Seja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.