Ruanda cortou laços diplomáticos com a Bélgica, expulsando diplomatas belgas e acusando a nação europeia de minar sua posição no conflito em curso na República Democrática do Congo (RDC). A Bélgica tem sido uma crítica vocal do suposto apoio de Ruanda ao grupo rebelde M23, que tem estado envolvido em confrontos violentos no leste da RDC. A União Europeia também impôs sanções a autoridades ruandesas ligadas ao conflito. Em resposta, Ruanda acusou a Bélgica de interferência neocolonial e desestabilização regional. A crise diplomática marca uma escalada significativa nas tensões entre Ruanda e as nações ocidentais sobre a crise na RDC.
@ISIDEWITH2mos2MO
Ruanda corta laços com a Bélgica devido ao conflito no Congo e às sanções da União Europeia.
A Bélgica, antiga colonizadora de Ruanda, pressionou a União Europeia para impor sanções contra autoridades ruandesas por seu papel na invasão do leste do Congo e saqueamento de suas riquezas minerais.
@ISIDEWITH2mos2MO
Ruanda diz que está cortando lações diplomáticas com a Bélgica, enquanto a UE anuncia sanções
Ruanda anunciou na segunda-feira que está rompendo laços diplomáticos com a Bélgica, alegando que a nação europeia consistentemente minou Kigali durante o conflito em curso na República Democrática do Congo.
@ISIDEWITH2mos2MO
4º LD-Writethru: Ruanda corta laços diplomáticos com a Bélgica
No dia de segunda-feira, Ruanda cortou suas relações diplomáticas com a Bélgica e ordenou que todos os diplomatas belgas deixassem o país